-->

domingo, 6 de janeiro de 2013

Lomografia

Querida M.,
Há uns dias eu e o T. fizemos a nossa primeira compra "a sério" juntos. Ele já andava há imenso tempo a falar em comprar uma máquina fotográfica mas elas não são propriamente baratas e o dinheiro vai sempre a para outras causas. Até que, no outro dia, eu andava pela baixa e passei pela Embaixada Lomogáfica o que me fez lembrar de um artigo sobre lomografia que tinha lido antes. Pensei logo que o T. ia adorar ter uma câmera daquelas e tinha razão! Mal eu lhe falei nisso ficou tão entusiasmado que não parou mais de falar sobre isso, quase me arrastou até à loja. E agora somos os orgulhosos donos de uma máquina lomográfica. Esta aqui:


É gira, não é?
Acho que foi um óptimo compra e cheira-me que graças a ela vou retomar o gosto pela fotografia que tinha à uns anos. É que esta não é máquina normal: as máquinas lomográficas são máquinas analógicas, simples e fáceis de usar, quase completamente feitas de plástico (até as lentes!) e sem montes de mecanismos complicados. São aquilo que muitos fotógrafos chamaria (e chamam) de máquinas de fraca qualidade, com lentes que conferem às fotografias efeitos estranhos, como cores anormalmente intensas intensas, ângulos "fish-eye" de 170º, aspecto vintage, formato quadrado, quatro fotos numa só, etc... Tudo depende do tipo de máquina e de efeito que a sua lente cria. Para os lomógrafos estes efeitos não só não são defeitos que arruinam fotografias como são aspectos a explorar por forma a criar as fotos mais espectaculares possíveis. E seguem 10 regras a que chamam as regras de ouro da lomografia:

1- Leva a tua Lomo onde quer que vás.
2 - Usa-a a qualquer hora do dia ou da noite.
3 - A lomografia não intefere na tua vida. Torna-se parte dela.
4 - Aproxima-te o mais possível do objecto a fotografar, se assim o desejares.
5 -  Não penses..... Lomografa
6 - Sê rápido.
7 - Não precisas de saber antecipadamente o que fotografaste.
8 - Nem depois.
9 - Fotografa a qualquer ângulo.
10 - Não te preocupes com quaisquer regras.

E eu mal posso esperar por me juntar a esta comunidade e explorar aquilo que a máquina tem para oferecer. É que, para mim, as máquinas digitais estragaram completamente a fotografia. Agora toda a gente pensa que é fotógrafo e gasta centenas de euros numa máquina toda xpto, só para acabar com uma data de fotografia mediocres. Onde é que foi aquela emoção de tirar uma fotografia e tentar que ela fique perfeita, que tenha significado, profundidade? Ainda me lembro da primeira máquina analógica que tive, praí aos 9 anos. Levava séculos a tirar um fotografia porque nunca me parecia boa o suficiente. Agora é só tirar fotos à parva e depois apagar aquelas que ficaram feias, desfocadas e sem graça. A facilidade de tirar uma fotografia tirou-lhe completamente o charme.

Até que descobri as lomogáficas e o entusiamo voltou! Ora vê só o tipo de fotografia que pode sair de uma máquina destas e diz-me se não são brutais:







Fotos retiradas daqui: http://microsites.lomography.com/la-sardina/galleries

Depois partilho algumas das fotos que for tirando =)

1 comentário:

  1. nice post and lovely blog! ^^

    Do you want to follow each other? :)
    http://fantasyfashioned.blogspot.de/

    xx ♥

    ResponderEliminar