-->

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Quando é que o ensino superior deixará de ser um luxo e passará a ser uma necessidade?

Lí há pouco uma notícia no jornal Público que me deixou completamente embasbacada. Então não é que fazemos parte de mias um Top10 europeu? Somos, na teoria, o 10º país europeu com as propinas mais caras mas na prática alcançamos o pódio, um (des)honroso 3º lugar. Não é óptimo? -.- Sinceramente já não sei o que diga em relação a este nosso país. Quando se pensa que não podemos piorar lá aparece mais um estudo ou notícia a dar-nos ainda piores perspectivas. Ainda estou parva! Sabia que as nossas propinas não eram das mais baratas mas não tinha a noção da disparidade que existe entre os diferentes países da UE. E esta situação nada mas é que não uma vergonha, uma enormíssima vergonha. Atravessamos uma das maiores crises de sempre e temos de lidar com valores tão elevados para algo que deveria ser um dado adquirido de todos os cidadãos: uma educação superior. E depois admiram-se que hajam cada vez menos candidaturas à faculdade, cada vez menos matrículas. Pudera! Como é que uma família "normal" pode suportar os custos das propinas, transportes, materiais e talvez alojamento que um curso superior acarreta? É impossível! Toda a minha vida soube que iria para a universidade mas nunca pensei que quando isso acontecesse me sentiria tão privilegiada quanto sinto.
E este cenário torna-se ainda mais triste quando tomamos conhecimento de que são 8 os países europeus nos quais o ensino superior é gratuito. Exactamente, de graça! O que faz todo o sentido. Estes países compreendem a importância de investir na educação da sua população, sabem que é o próprio país que sai a ganhar com um povo qualificado, culto. Até a Grécia, que se encontra numa situação ainda mais difícil que a nossa, oferece a educação superior aos seus alunos. E, com isso, decerto superaram esta crise. Um país educado tem muito mais hipóteses de sobrevivência do que país inculto como o nosso ainda é. E eu perguntou-me quando é que isto irá mudar? Quando é que neste país se vai chegar à conclusão de que a educação é um bem vital para a sobrevivência de uma nação? De nada vale haver uma elite culta quando por trás a maior parte da população deixou o seu percurso escolar a meio. E parece que já não é na minha geração que este problema se vai resolver. Não digo que todos tenham de ser possuidores de um curso superior mas é imperativo que toda a gente tenha acesso fácil a um ensino de qualidade, seja ele superior ou profissional. Assim como estamos é que não pode ser, porque não vamos a lado nenhum senão ainda mais para o fundo do poço!

1 comentário:

  1. Sem dúvida!
    Estou agora a terminar o mestrado e é assustador olhar para trás e ver o balúrdio que os meus pais tiveram de pagar de propinas.

    Adiante, sim, de facto o creme não se encontra por cá, mas tens sempre a opção que referi ;)

    Segui-te*

    ResponderEliminar